De toda a água existente no mundo, 97,5% estão nos mares e oceanos e apenas 2,5% estão em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas, chamadas de “água doce”. Desta quantidade, menos de 1% (rios, lagos e outras fontes) está disponível para consumo. Se 1 litro representasse toda a água do mundo, a água doce corresponderia a 28 ml ou um copinho de café, a água disponível para o homem seria de 6,27 ml.

O Brasil tem 13,3% de toda a água potável do mundo. Desses 13,3%, o Estado de São Paulo, com 30% da população do país, tem acesso a apenas 1,6%, enquanto que a Amazônia, com apenas 5% da população, dispõe de 80% dela. 

zuso2


O consumo exagerado gera degrada ção ambiental, pois, ao abrir uma torneira, não estamos apenas consumindo água, mas também, alimentando toda a rede de esgoto, para onde vai praticamente toda a água que consumimos. 

Devemos visar o uso racional da água no cotidiano através de iniciativas que tenham como objetivo  reduzir o seu consumo e estimular a adoção de novas atitudes e comportamentos. A população deve pensar e agir visando o crescimento econômico e respeitando a capacidade dos recursos do meio ambiente, sobretudo a água.

zuso3

A conscientização e a educação do consumidor são fundamentais para mudanças em seus hábitos, para colaborar na conservação da água nas cidades. Pequenos cuidados fazem muita diferença na conta e na minimização do desperdício.

Cuidados simples:

  • Evitar vazamentos;
  • Só regar jardins e plantas na parte da manhã ou no final da tarde;
  • Lavar o carro, sem esguicho, procurar utilizar um balde para evitar o desperdício;
  • não lavar calçadas com agua corrente, apenas varrer e se for lavar procure reaproveitar água da lavanderia;
  • não instalar válvulas de descarga nos vasos sanitários e sim caixas de descarga, pois são mais econômicas e produzem o mesmo resultado e conforto.
Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras.